Porque as empresas que se juntam são empresas mais fortes?
É claro que, sozinhos, podemos chegar a qualquer lugar! Mas, pelo caminho, há sempre um impasse ou outro que nos impede de avançar no ritmo que almejamos. Para empresários com um plano de expansão já em andamento, tais impasses podem representar obstáculos não calculados, que atrasam e impactam o sucesso de uma operação inteira. Mas há uma forma efetiva de mitigar esses problemas e vamos conversar sobre isso por aqui!
Aqui você vai encontrar:
Porque vou mais devagar sozinho?
Como uma associação pode ajudar na expansão ou consolidação da minha empresa?
Como a união faz efeito junto ao poder público?
Problemas coletivos também podem ser seus problemas!
Sua empresa pode ser sólida, nova ou pode estar passando pelo momento da tão esperada expansão. Independente de qualquer uma dessas etapas, fato é que, em algum momento, você – empresário – esbarrou em alguma burocracia que atrasou ou atrapalhou seu planejamento estratégico.
Porque vou mais devagar sozinho?
Quando uma empresa trabalha sozinha, acaba se deparando com muitas questões internas e externas que afetam diretamente a velocidade do seu desenvolvimento. Sem apoio, conhecimento e troca de experiências você acaba em um beco sem saída com apenas um muro bem grande para escalar. Enquanto, do outro lado da rua, há uma passagem segura, rápida e confiável com todo o apoio necessário para uma possível necessidade de escalada. O processo se torna menos moroso e sofrível.
Como uma associação pode ajudar na expansão ou consolidação da minha empresa?
Você tem ideia de quanto tempo gasta com burocracias cotidianas na sua empresa? Mais ou menos 135 dias por ano, segundo um estudo encomendado pela multinacional Sage. Já imaginou onde investiria esse tempo se tivesse uma rede de apoio que realmente entendesse do assunto para otimizar sua vida? É justamente aqui que a associação entra!
A Associação de Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho tem como principal objetivo apoiar as empresas através de ações de representação junto a órgãos públicos e governamentais pela promoção da integração entre os empresários, geração de negócios, oportunidades e pela prestação de serviços e informações de interesse de seus associados.
Isso não quer dizer que você nunca mais será impactado por problemas desse tipo, quer dizer que você tem uma base para saber por onde começar, para onde ir, o que fazer e com quem falar.
Além disso, claro, há a troca de informações, experiências e apoio sobre temas que impactam diretamente o seu negócio! Profissionais associados se unem para atuar de forma orientativa através da transmissão de experiências dos componentes e especialistas, palestras sobre rotinas de Recursos Humanos, problemas trabalhistas e legais, segurança no trabalho, saúde ocupacional e assuntos correlatos.
Como a união faz efeito junto ao poder público?
Aquele velho ditado “A união faz a força” faz todo o sentido para empresários, já que é com essa premissa que podemos alcançar:
Influência econômica
Quando as empresas se associam elas podem se tornam maiores e mais poderosas, o que pode levar a uma maior influência econômica. As Associações muitas vezes têm recursos significativos, capacidades de lobby e a capacidade de moldar a opinião pública por meio de publicidade. Eles podem usar esses recursos para influenciar as políticas, regulamentações e legislações do governo que afetam seus setores, muitas vezes com o objetivo de proteger seus interesses e maximizar os lucros.
Influência política
A união tem mais voz junto ao poder público.
Já esteve na praia quando uma criança se perdeu? Se sim, sabe o que todos fazem: batem palmas e fazem barulho para chamar a atenção para o local onde a criança está esperando, certo? Empresas unidas que fazem barulho atraem o olhar e a atenção junto ao poder público para interesses e necessidades comuns! Os governos se esforçam para encontrar um equilíbrio entre apoiar o crescimento econômico e a inovação, ao mesmo tempo em que protegem os interesses do consumidor, a concorrência e o bem-estar geral da sociedade. Quando um grupo fala, eles prestam atenção.
Como membro da associação, você tem representação e integração diante das empresas localizadas no Polo Industrial do Sertãozinho e região. Além de ter uma agente de representação perante o poder público e a iniciativa privada, servindo de canal de diálogo entre as suas necessidades e as fontes de recursos.
Problemas coletivos também podem ser seus problemas!
Se o polo onde sua empresa está tem problemas de saneamento, pavimentação ou segurança, isso também se torna um problema dos seus vizinhos, não é mesmo? Se apenas uma voz se levantar para solicitar intervenção, o retorno será muito mais lento do que se outras 40 também fizessem o mesmo. Todos estão passando pelas mesmas dificuldades! Dentro da associação, esse tipo de problema também é acolhido e tem peso junto aos órgãos públicos para ser tratado com maior prioridade.
Todo esse apoio e benefícios apresentados aqui só são possíveis através de um trabalho conjunto, onde empresas unidas tem voz e força para crescerem mais e melhor. É assim que a AEPIS e seus mais de cem associados têm se posicionado. E você pode fazer parte disso acessando aqui! https://aepis.com.br/associados/